quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Retenção de talentos é prioridade para CIOs em 2010

Para as empresas que durante a crise cortaram gastos e pessoas sem pensar na retomada da economia, as perspectivas não são das melhores. De acordo com analistas do mercado, os funcionários que se sentiram muito prejudicados e sem o apoio de seus gestores nos últimos meses deverão procurar novas oportunidades profissionais assim que possível.

Como reflexo dessa realidade, uma pesquisa realizada com 1,4 mil CIOs de todo o mundo pela consultoria em recrutamento de executivos Robert Half aponta que 43% desses profissionais avaliam a retenção de talentos como prioridade em 2010. Para manter os colaboradores, 21% dos gestores de TI planejam irão oferecer mais programas de treinamento e desenvolvimento profissional às equipes.

“Os líderes devem estar focados em manter seus funcionários motivados no trabalho”, afirma Dave Willmer, diretor-executivo da área de tecnologia da Robert Half, que complementa: “A retenção de talentos certamente será o maior desafio de 2010, já que muitos colaboradores tiveram suas remunerações diminuídas este ano e, por isso, sentem-se sobrecarregados e pouco valorizados pela companhia na qual atuam.”

O documento publicado pela consultoria sugere algumas iniciativas – as quais devem ser iniciadas imediatamente – para que os gestores consigam manter suas equipes intactas. Entre essas ações encontram-se: realização de treinamentos e projetos para o desenvolvimento de carreira dos colaboradores e a oferta de melhores cargos àqueles que se destacaram na época de crise.

Além disso, a pesquisa aconselha que os gestores prestem mais atenção nos projetos considerados desafiadores ou importantes para os membros de seu departamento e, então, reconheçam quando os envolvidos nessas iniciativas realizarem um bom trabalho.

Ademais, segundo o estudo, os líderes devem estabelecer mais comunicação com seus colaboradores, bem como encorajar o trabalho em equipe e promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários.

“As empresas devem se vender para seus colaboradores da mesma forma que fazem quando buscam contratar alguém”, diz Willmer.

Mesmo que já seja tarde para muitas empresas tentarem manter suas equipes, algumas companhias conseguiram aprender com outras crises e mantiveram seus quadros de funcionários intactos em 2009, já de olho nas oportunidades que viriam à tona no próximo ano.

E, segundo um estudo global realizado pela área de TI da consultoria Deloitte, aquelas que não se anteciparam e olharam para o futuro durante o turbilhão das épocas instáveis enfrentarão sérios problemas nos próximos meses.

“As empresas nas quais a tecnologia é determinante para os resultados do negócio precisam sempre estar atentas à retenção de talentos, já que a oferta de profissionais especializados em TI é relativamente pequena em comparação com a demanda das organizações”, afirma Jeff Schwartz, diretor de capital humano da Deloitte.

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