Pesquisa revela que CIOs devem alinhar conhecimentos de tecnologia e negócios. E a tendência é mundial. Saiba mais sobre o novo perfil desse profissional
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Giga Information Group revelou qual é o perfil de um Chief Information Officer (CIO) que o mercado busca atualmente. Segundo o estudo, as atividades de um CIO estão cada vez mais focadas em questões relativas ao mundo dos negócios e cada vez menos na tecnologia em si.
Porém, mais do que mostrar a nova cara dos CIOs, a pesquisa revela uma realidade cada vez mais comum na área de Tecnologia da Informação: a sinergia com o mundo dos negócios. Isto é: para desenvolver uma carreira em ascensão, o profissional de TI precisa entender menos de bits e bytes e mais de assuntos estratégicos, ligados à visão e à missão das empresas.
- A maior parte das organizações pede que os CIOs tornem-se parceiros de negócios. Hoje, suas habilidades e competências são totalmente comparadas às de um gerente sênior - afirma o Diretor do Giga Information Group, Anton Hios, um dos autores do estudo.
Apesar de ter sido realizado nos Estados Unidos, o estudo aponta uma tendência já evidente no mundo todo. E no Brasil não poderia ser diferente. Hoje, o papel de um CIO é muito mais amplo.
A marca do CIO brasileiro
Um CIO, tanto aqui no Brasil quanto no restante do mundo, deve continuar a par de novas tecnologias, mas mantendo a afinidade desse conhecimento com os negócios da empresa. Mas será que o CIO made in Brazil vem atendendo a essas exigências?
- Acho que ele está bem próximo. Mas uma característica própria do CIO brasileiro é que como a tecnologia de ponta não é desenvolvida aqui, ele tem que estar cada vez mais preocupado com o que está acontecendo e surgindo lá fora, de modo que possa utilizar isso também no Brasil – afirma a diretora da Benvegnú RH, Glaucia Telles Benvegnú.
A opinião dela serve para reforçar uma das características mais marcantes no profissional moderno de hoje, especialmente o brasileiro: habilidade em lidar com as dificuldades para atingir seus objetivos.
Para a gerente de Assessoria de Gestão de Recursos Humanos da KPMG Consulting, Irene Azevedo, o atual perfil do CIO é resultado da globalização.
- Hoje, todos seguem um padrão. As multinacionais estão direcionando todo mundo para um mesmo caminho, como resultado da globalização. Por causa disso, as empresas nacionais acabam optando por isso também. É uma tendência e não vejo como diminuir isso – avalia.
Mercado exigente
Em poucas palavras: um CIO hoje tem que saber se virar e também se alinhar às políticas organizacionais das grandes empresas. Junte a isso o trabalho em conjunto com o Chief Executive Officer (CEO), a quem normalmente o CIO se reporta, e a interatividade com outros departamentos da companhia.
- A comunicação é um fator crucial para o sucesso do CIO moderno - opina Anton Hios, do Giga Information Group.
Mas além da capacidade de se relacionar com as demais áreas de uma empresa, que características um profissional deve ter para corresponder à nova realidade do mercado?
- Um CIO precisa ter um networking forte, fluência em idiomas, ampla visão de negócios e tem que ser quase um diretor de RH, já que há também a necessidade de ele recrutar bons profissionais. Sem isso, terá grandes dificuldades para tocar o negócio – observa o Diretor e sócio da ASAP, Marcelo Braga, especialista no recrutamento de executivos.
Fonte: Revista TI
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Giga Information Group revelou qual é o perfil de um Chief Information Officer (CIO) que o mercado busca atualmente. Segundo o estudo, as atividades de um CIO estão cada vez mais focadas em questões relativas ao mundo dos negócios e cada vez menos na tecnologia em si.
Porém, mais do que mostrar a nova cara dos CIOs, a pesquisa revela uma realidade cada vez mais comum na área de Tecnologia da Informação: a sinergia com o mundo dos negócios. Isto é: para desenvolver uma carreira em ascensão, o profissional de TI precisa entender menos de bits e bytes e mais de assuntos estratégicos, ligados à visão e à missão das empresas.
- A maior parte das organizações pede que os CIOs tornem-se parceiros de negócios. Hoje, suas habilidades e competências são totalmente comparadas às de um gerente sênior - afirma o Diretor do Giga Information Group, Anton Hios, um dos autores do estudo.
Apesar de ter sido realizado nos Estados Unidos, o estudo aponta uma tendência já evidente no mundo todo. E no Brasil não poderia ser diferente. Hoje, o papel de um CIO é muito mais amplo.
A marca do CIO brasileiro
Um CIO, tanto aqui no Brasil quanto no restante do mundo, deve continuar a par de novas tecnologias, mas mantendo a afinidade desse conhecimento com os negócios da empresa. Mas será que o CIO made in Brazil vem atendendo a essas exigências?
- Acho que ele está bem próximo. Mas uma característica própria do CIO brasileiro é que como a tecnologia de ponta não é desenvolvida aqui, ele tem que estar cada vez mais preocupado com o que está acontecendo e surgindo lá fora, de modo que possa utilizar isso também no Brasil – afirma a diretora da Benvegnú RH, Glaucia Telles Benvegnú.
A opinião dela serve para reforçar uma das características mais marcantes no profissional moderno de hoje, especialmente o brasileiro: habilidade em lidar com as dificuldades para atingir seus objetivos.
Para a gerente de Assessoria de Gestão de Recursos Humanos da KPMG Consulting, Irene Azevedo, o atual perfil do CIO é resultado da globalização.
- Hoje, todos seguem um padrão. As multinacionais estão direcionando todo mundo para um mesmo caminho, como resultado da globalização. Por causa disso, as empresas nacionais acabam optando por isso também. É uma tendência e não vejo como diminuir isso – avalia.
Mercado exigente
Em poucas palavras: um CIO hoje tem que saber se virar e também se alinhar às políticas organizacionais das grandes empresas. Junte a isso o trabalho em conjunto com o Chief Executive Officer (CEO), a quem normalmente o CIO se reporta, e a interatividade com outros departamentos da companhia.
- A comunicação é um fator crucial para o sucesso do CIO moderno - opina Anton Hios, do Giga Information Group.
Mas além da capacidade de se relacionar com as demais áreas de uma empresa, que características um profissional deve ter para corresponder à nova realidade do mercado?
- Um CIO precisa ter um networking forte, fluência em idiomas, ampla visão de negócios e tem que ser quase um diretor de RH, já que há também a necessidade de ele recrutar bons profissionais. Sem isso, terá grandes dificuldades para tocar o negócio – observa o Diretor e sócio da ASAP, Marcelo Braga, especialista no recrutamento de executivos.
Fonte: Revista TI
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